Título: Presidente viaja para 'fiscalizar obras'
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, no seu programa de rádio, Café com o presidente, que precisa viajar para "fiscalizar" as obras do governo federal como forma de cobrar a conclusão daquilo que já foi prometido. "Um governante tem que visitar para ver se está acontecendo aquilo que ele decidiu fazer, porque, muitas vezes, a gente decide e as coisas demoram mais do que o previsto."

Segundo ele, as viagens que fará a partir de hoje são necessárias para acompanhar de perto as obras do projeto de interiorização das universidades. "Vou fiscalizar para saber se as obras estão andando como eu quero que andem", declarou Lula, justificando as viagens desta semana pelo interior do País.

O presidente vai a várias cidades, como Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, para visitar as obras de extensão das universidades, cujo orçamento total é de R$ 592 milhões. Além de executar obras para ampliar o acesso de brasileiros às universidades, o governo está contratando 9.008 professores para as instituições.

A viagem também servirá para decisões políticas. Entre hoje e amanhã, deve ser definido o futuro do ex-ministro da Educação Tarso Genro, que pode voltar ao governo ou começar a traçar estratégias para a campanha política. Políticos próximos a Tarso acreditam que ele pode assumir o Ministério da Defesa ou o da Justiça. O ex-ministro já disse que vai passar o ano a serviço de Lula, seja no governo ou na campanha pela reeleição.

Nos últimos dias, o presidente já emitiu sinais de que vai definir logo o que quer de Tarso. Na quinta-feira, pediu que o ex-ministro suspendesse duas palestras em São Paulo e no Rio para acompanhá-lo em visita ao Rio Grande do Sul. A agenda apertada impediu uma conversa mais prolongada, que ficou para a viagem de hoje, para a qual Tarso foi convidado.