Título: Em Alagoas, reunião com 60 prefeitos
Autor: Ricardo Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2006, Nacional, p. A6

Em sua primeira visita ao interior de Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser recepcionado hoje pela manhã, em Arapiraca, a 157 quilômetros de Maceió, por cerca de 60 prefeitos. O governador em exercício, Luiz Abílio (PDT), também deverá estar presente.

A comitiva presidencial será formada pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), além de representantes da bancada federal alagoana. O anfitrião será o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que foi ministro da Integração Nacional na parte final do governo Fernando Henrique Cardoso.

Em Arapiraca, Lula participará da solenidade de lançamento da pedra fundamental do campus avançado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em seguida, ele visitará a área onde está sendo construído o campus, na Rodovia AL-115, na zona rural da cidade. A interiorização da Ufal faz parte do programa Expandir, que investirá cerca de R$ 600 milhões em 68 municípios do País, até 2007.

MARATONA

A visita a Arapiraca faz parte de uma verdadeira maratona do presidente pelo Nordeste. Em dois dias, Lula vai a cinco cidades para inaugurar e anunciar obras, permanecendo cerca de três horas em cada município. Antes de Arapiraca, ele passará por Petrolina, no sertão pernambucano, para dar início às obras do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

De Arapiraca, Lula segue para Recife, onde inaugura o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Amanhã pela manhã, em Paranaíba, no Piauí, visita as obras do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). À tarde, deve desembarcar em Imperatriz (MA) para dar início às obras do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A agenda termina com uma visita a Marabá, no Pará.