Título: Bono encontra Lula e Gil em Brasília e fala com fãs
Autor: Flávia Guerra, Fabio Graner e Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2006, Caderno 2, p. D3

O vocalista chegou com os integrantes do U2 na madrugada de ontem a São Paulo e foi para a capital federal encontrar o presidente e o ministro da Cultura

¿Este é um momento especial. Sinto um clima ótimo, muito animado em São Paulo¿, afirmou Bono ao chegar ontem pela manhã ao hotel onde está hospedado em São Paulo sobre suas expectativas para os shows que o U2 faz hoje e amanhã no Morumbi.

O vocalista e, mais do que nunca, ativista político já confirmava logo em sua chegada ao País a fama de simpático e atencioso com os fãs, que foi comprovada após ele ter passado o dia com o presidente Lula em Brasília.

Antes, por volta das sete da manhã, Bono já havia surpreendido o esquema de segurança montado para receber a banda, no aeroporto de Guarulhos, e parado para cumprimentar os poucos fãs que o esperavam. A pouca quantidade de fanáticos era compreensível.

A maioria preferiu não perder o lugar já guardado há dias na porta do Morumbi. Na saída do aeroporto, os cerca de 30 resistentes fãs que o aguardavam do lado de fora também foram prestigiados.

Bono e desta vez Larry Mullen, Jr. e Adam Clayton desceram dos carros blindados, abraçaram os fãs e tiraram fotos. A trupe tive escolta digna de chefes de Estado. Cerca de 15 batedores e cinco viaturas limparam as pistas da Marginal para a passagem dos oito carros que levavam e faziam a segurança da banda. Mullen Jr. parou no posto da Polícia Militar em plena Marginal para conhecer alguns fãs oficiais e alcançou o comboio pouco tempo depois.

Ao chegar no Hotel Hyatt, onde os músicos estão hospedados, Bono fez questão de chegar pela entrada principal do hotel, desceu do carro fazendo sinal de silêncio para o primeiro fã que abordou seu carro e dizia ¿quero apertar algumas mãos, quero cumprimentar vocês¿. Bono conversou rapidamente com os poucos e sortudos fãs que o esperavam, tirou fotos, abraçou e também afirmou que acredita na força do esporte para melhorar o mundo e adora o jogador Ronaldinho. ¿Que homem, aliás, ele não é um homem, é um mágico.¿

Ao chegar uma hora atrasado para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto e acompanhado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, Bono parou na entrada da residência, onde era aguardado por cerca de uma centena de fãs, pediu silêncio e elogiou Lula. ¿Estou muito ansioso para encontrar o presidente, porque ele luta não só contra pobreza no Brasil, mas também ao redor do mundo¿, comentou.

O vocalista disse estar realizando um sonho ao visitar a capital do Brasil. ¿Toda minha vida eu quis vir a Brasília. É um grande sonho estar aqui.¿ Alguns fãs do cantor fizeram festa para recebê-lo, levando cartazes e faixas escritas em inglês. Uma delas, levada pela fã Vanessa Sampaio, lançava a candidatura do cantor para presidente das Nações Unidas.

¿Ele não só diz como age bastante e se ele tivesse essa oportunidade, faria bem mais¿, disse a fã. Segundo o porta-voz da Presidência da República, André Singer, Lula conversou com Bono, além de combate à fome, sobre o programa brasileiro de biodiesel.

O porta-voz disse que Lula deu a Bono materiais sobre programas de governo e mostrou ao cantor uma série de sementes que podem ser utilizadas na produção de biodiesel. O presidente Lula disse a Bono que ¿nosso sonho é poder fazer como o presidente Roosevelt fez no Mississippi, de produzir um grande desenvolvimento no Nordeste a partir do biodiesel¿, disse Singer.