Título: A América, viciada em petróleo
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2006, Economia & Negócios, p. B6

Na noite de 31 de janeiro, em seu discurso anual "O Estado de União", o presidente americano George W. Bush disse que "a América é viciada em petróleo, que geralmente é importado de partes instáveis do mundo". Ele acrescentou ainda: "A melhor forma de acabar com esse vício é por meio da tecnologia."

O plano que ele anunciou, no entanto, foi vago. Bush anunciou o projeto Iniciativa de Energia Avançada, para aumentar em 22% as pesquisas em energia limpa para uso industrial e residencial. Ele também falou em definir um plano de álcool em seis anos e em aumento dos investimentos em pesquisas para reduzir a dependência da gasolina, sem determinar o valor investido. Outra grande meta anunciada por Bush foi diminuir em mais de 75% as importações de petróleo do Oriente Médio, até 2025.

O anúncio de Bush aconteceu num momento em que a indústria brasileira do álcool passa por um momento especial, com aumento da demanda e dos investimentos. Somente em dezembro de 2005, as vendas de álcool hidratado pelas distribuidores de combustíveis subiram 26,26%, chegando a 530 milhões de litros.