Título: Embargo pode ser revisto ainda nesta semana
Autor: Kazuo Inoue
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2006, Economia & Negócios, p. B5

O governo da Rússia poderá rever o embargo sobre a carne brasileira ainda nesta semana. A reavaliação permitiria que estados que não são vizinhos ao Paraná - onde ocorreu foco de febre aftosa - sejam retirados da lista dos locais banidos. Com isso, a carne exportada pelo Rio Grande do Sul poderia voltar a entrar no mercado russo. Com a aftosa declarada no Paraná no início de dezembro, os russos optaram por impor restrições a carne de vários estados brasileiros.

O governo brasileiro, porém, argumentou que essas restrições eram exageradas, e uma série de consultas ocorreram desde então entre o Brasil e a Rússia para que os embargos fossem flexibilizados. Há dez dias, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, aproveitou sua passagem por Moscou para uma reunião no Ministério da Agricultura da Rússia. O pedido da realização do encontro foi do próprio governo brasileiro, que queria mostrar aos russos que um foco de aftosa no Paraná não poderia afetar as vendas do Rio Grande do Sul.

Palocci recebeu a promessa dos russos de que iriam reavaliar a situação e que tomariam uma decisão baseada nas novas informações. Mas o governo brasileiro não foi informado com precisão sobre quando isso ocorreria. Agora, os exportadores do País com negócios em Moscou recebem indicações de que essa liberação poderia ocorrer durante esta semana.