Título: Estudo lista 10 maiores erros da Casa Branca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2006, Internacional, p. A10

Buchanan, que fracassou no esforço para evitar Guerra Civil, lidera ranking

Desde fazer sexo com uma estagiária até permitir que a Guerra do Vietnã tomasse proporções maiores, presidentes dos EUA cometeram muitos erros crassos.

Segundo um levantamento de historiadores da Universidade de Louisville, James Buchanan cometeu o maior deles por não conseguir evitar a Guerra Civil (1861 a 1865). A pesquisa com as dez piores mancadas presidenciais foi divulgada no sábado, durante uma conferência do Dia do Presidente.

¿Podemos aprender muito estudando os erros do passado, porque eles foram grandes¿, disse o cientista político e diretor do centro de estudos da universidade, Gary Gregg.

Os estudiosos que participaram da pesquisa disseram que Buchanan não se empenhou o suficiente para contrapor-se aos esforços dos Estados sulistas para se separarem da União.

O segundo maior equívoco foi a decisão de Andrew Johnson, logo após a Guerra Civil, de se opor às melhorias para estabelecer um tratamento imparcial pela Justiça para os negros sulistas. ¿Continuamos a pagar pelos erros de Johnson¿, escreveu Michel Les Benedict, professor emérito de História da Ohio State University.

Lyndon Johnson ficou com o terceiro lugar por permitir que a Guerra do Vietnã se intensificasse.

Qual lugar ocupa no levantamento o escândalo sexual que envolveu Monica Lewinsky e Bill Clinton? Muitos acadêmicos o classificaram em décimo lugar, dizendo que provavelmente afetou mais a presidência de Clinton do que a história americana e a população.

Os erros crassos restantes foram:

4º ¿ A recusa de Woodrow Wilson em se comprometer com o Tratado de Versailles depois da 1ª Guerra.

5º ¿ O envolvimento de Richard Nixon com o acobertamento de Watergate.

6º ¿ O fracasso de James Madison em manter os EUA fora da guerra de 1812 com a Grã-Bretanha.

[TEXTO]7º ¿ A Lei de Embargo de Thomas Jefferson em 1807, que proibiu o país de manter comércio com a Europa durante as guerras napoleônicas.

8º ¿ A permissão de John F. Kennedy para a invasão da Baía dos Porcos para derrubar o governo comunista cubano, o que resultou na crise dos mísseis com Cuba.

9º ¿ Ronald Reagan e o Caso Irã-Contras, a tentativa de vender armas para o Irã e usar o dinheiro para financiar um grupo anticomunista armado na Nicarágua.