Título: 'Vírus é virtual e a infecção é por decreto', ironiza criador
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2006, Economia & Negócios, p. B4

"O vírus é virtual e a infecção é por decreto." Assim reagiu o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Edson Neme Ruiz, ao anúncio de seis novos focos de aftosa no Paraná. Em 6 de dezembro, a Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, foi declarada foco da doença. A SRP e o governo do Paraná insistem que o Estado está livre da doença.

O anúncio de novos focos no Paraná era tido como certo, mas os pecuaristas estão indignados com o Ministério da Agricultura, que, 125 dias após o surgimento da suspeita no Estado, ainda não conseguiu isolar o vírus. A suspeita foi comunicada em 21 de outubro com base em material coletado três dias antes em quatro propriedades.

O diagnóstico, ressaltou Neme, teve base em exames sorológicos e na vinculação epidemiológica dos animais. A origem do imbróglio foi a introdução de um lote de animais oriundos da fazenda Bonanza, em Eldorado (MS). Esses animais - gado de corte da raça nelore - foram leiloados durante a Eurozebu, promovida no início de outubro pela SRP, em Londrina. O rebanho da Bonanza foi o último a ser sacrificado em MS, onde se registraram mais de 30 focos.