Título: Espanha coordena ação antipedofilia
Autor: Alexandre Rodrigues e Felipe Werneck
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2006, Metrópole, p. C1

A Operação Azahar foi feita em 25 países. No Brasil, a Polícia Federal fez buscas em São Paulo, Rio e mais 9 Estados para desmantelar uma rede internacional de pedofilia pela internet. Os resultados serão divulgados depois de amanhã pelo governo espanhol, que comandou as ações, com a ajuda da Interpol e dos governos.

Dado pelos espanhóis, o nome Azahar significa, em árabe, flor de laranjeira, que na cultura muçulmana simboliza a pureza da virgem. Nenhum país muçulmano foi alvo da ação.

Somente nos Estados Unidos e na América do Sul, sobretudo Brasil e Argentina, a operação atingiu 130 alvos. As investigações começaram em 2005, depois que a polícia espanhola notificou autoridades brasileiras. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Rio.

Em junho de 2005, a Operação Anjo da Guarda cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em oito Estados. Na ocasião, foi preso o professor de lutas marciais Anderson Luís Juliano Borges Costa, de 33 anos, por ter produzido, divulgado e trocado no exterior, via internet, 350 mil imagens.

Na segunda fase, em agosto, a operação prendeu cinco pedófilos, quatro no Paraná. Em São Paulo, a PF também apreendeu grande quantidade de material pornográfico em poder de um advogado de um dos mais importantes escritórios da capital. Seu nome permanece em sigilo porque o material ainda está sendo periciado: 453 disquetes, 419 fitas VHS e 134 CDs com imagens, fotos e cenas de atos sexuais com adolescentes e crianças a partir de 3 anos.

O crescimento da pedofilia pela internet chegou a tal ponto que se tornou problema de segurança pública e preocupação estratégica da PF, que está estruturando uma divisão de crimes cibernéticos, com foco na prostituição infanto-juvenil.