Título: No Rio, veio asfalto, mas ponte continua caída
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2006, Nacional, p. A10

Motivo de briga entre Rosinha e Lula, BR-101 continua com problemas

Transformada, no final do ano passado, em campo de batalha entre os governos Rosinha Matheus e Lula, por sua precária conservação, a BR-101 teve melhoras com a operação tapa-buraco, mas outro grave problema continua. Mais de três meses após a queda de uma ponte de 26 metros no km 229,5 da BR-101 Norte, no município de Silva Jardim (RJ), a reconstrução ainda não começou, apesar da dispensa de licitação e das promessas do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

Logo após o desmoronamento, em 8 de novembro, provocado por uma tromba d'água no Rio São João, o DNIT deu prazo de 90 dias para se consertar a obra. No dia seguinte, ampliou o prazo para 120 dias.

A reportagem percorreu a estrada na quinta-feira, do Rio a Silva Jardim. Nenhum funcionário trabalhava no km 229,5. Agora, o engenheiro Rodrigo Costa, coordenador do departamento no Rio, diz que a reconstrução levará pelo menos 60 dias. E só começará após a retirada de uma ponte provisória instalada pelo Exército, que deixou de ser usada com a abertura de um desvio paralelo à rodovia.

A operação tapa-buraco prevê a recuperação de 320 quilômetros (descontínuos) da BR-101 Norte. Até ontem, o DNIT havia fresado e recapeado 38 quilômetros - 10 em Manilha e 28 em Campos.

O trecho recuperado estava em boas condições. Ao longo da estrada notavam-se muitas placas informando que a obra é do DNIT. Segundo Costa, as obras serão suspensas no carnaval "para evitar engarrafamento". A primeira audiência pública sobre a proposta de privatizar a BR-101 será no dia 6 e promete mais polêmica. "Não é correto que os moradores paguem pedágio para ir e voltar do trabalho", alerta o deputado José Bonifácio (PDT).