Título: 'Estou feliz de ouvir o reconhecimento'
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2006, Nacional, p. A7

O presidente Lula protestou ontem em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, contra "a desfaçatez dos políticos" que querem roubar a autoria de suas realizações com largo alcance social, como o programa Luz para Todos. Diante de 4 mil arapiraquenses, espremidos no ginásio do Sesi e que o receberam ao compasso de "um, dois, três, Lula outra vez", o presidente ganhou um cabo eleitoral tão veemente que nem ele poderia esperar. Luciano Barbosa (PMDB) - prefeito da cidade e ex-ministro da Integração Nacional de seu maior oponente e antecessor, Fernando Henrique Cardoso - cobriu-o de elogios e agradecimentos "por tudo o que tem feito" pelo Estado que exibe os piores indicadores sociais do País.

Surpreso com o afago, Lula aproveitou a deixa para apontar a ação de opositores que anunciam obras suas como se deles fossem. "Muitas vezes você passa numa cidade ou num Estado, a obra está sendo feita com o dinheiro do governo federal e, com a maior desfaçatez, o político vai pra televisão dizer que a obra é dele. E as pessoas não percebem que a gente sabe."

Lula chegou às 15h20 em Arapiraca e sobrevoou de helicóptero o campus inacabado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O empreendimento faz parte do programa de interiorização das universidades e já recebeu R$ 6,2 milhões do Tesouro Nacional. Foi a terceira parada da intensa maratona a que ele se entregou desde o início da semana, desafiando a oposição que o ameaça com ações na Justiça para brecar suas viagens.

Arapiraca - 200 mil habitantes e orçamento de R$ 164 milhões - vive muito mais o clima do jogo do ASA, sensação local, com o Flamengo, marcado para hoje à noite no Estádio do Fumeirão, mas o prefeito cuidou de reforçar a claque para Lula. O povo foi ver o presidente a pé ou nos ônibus da Viação Mãe do Salvador. Eles levavam bandeiras vermelhas e faixas que davam o tom da recepção: "Lula é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo."

"Estou feliz de ouvir aqui o reconhecimento do prefeito Luciano e do Renan (presidente do Senado, que acompanhava a comitiva)", disse Lula.

Outra vez, puxou para si a paternidade das obras e programas que estão em execução com verbas federais. "As pessoas não percebem que a gente sabe. Eu sei que um Estado como Alagoas ou a Bahia ou Pernambuco, todos os Estados dependem fundamentalmente do dinheiro do governo federal; 83% dos recursos de Alagoas vêm do governo federal, entre dinheiro constitucional, aqueles obrigatórios e não obrigatórios, e é assim no Brasil inteiro."

CARTA

Em seu desabafo, citou a Bahia e o carro-chefe de sua administração. "Eu fui agora na Bahia, onde temos 1,08 milhão recebendo o Bolsa Família. E são praticamente 355 mil famílias que já foram atendidas com o Luz para Todos. E lá as pessoas dizem que é deles o programa, mas o dinheiro é do governo federal. Esses dias eu peguei uma cartinha de um deputado comunicando a um prefeito. Ele dizia assim: 'Excelentíssimo prefeito, estou lhe comunicando que, atendendo a um pedido meu, o governador está levando luz para todos de sua cidade'."

Não revelou o nome do parlamentar, mas deu uma pista. "É um deputado de oposição ferrenha a mim e ele utiliza um programa em que o governo federal põe 85% do dinheiro como se fosse dele", disse. "Todo o dinheiro da saúde, na maioria dos municípios pequenos, é passado pelo governo federal. Quando falta remédio, a culpa é do governo federal. Quando tem, é o prefeito que soube fazer."

Ele acenou com a possibilidade de voltar à cidade em agosto, quando devem ter início as aulas na Ufal. "Quem sabe se a legislação eleitoral não proibir, quem sabe a gente possa até voltar e fazer uma festa maior."