Título: 17 dias depois, PT finalmente processa ex-presidente
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2006, Nacional, p. A8

O PT iniciou ontem ação criminal por difamação contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ameaça de processo vinha sendo feita pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, desde a publicação de entrevista de Fernando Henrique na revista IstoÉ, que circulou no dia 4 deste mês. Na reportagem, o ex-presidente disse que "a ética do PT é roubar".

O texto da ação justifica "a ocorrência do crime de difamação" - previsto na Lei da Imprensa e cuja pena é detenção de três a dezoito meses mais multa - por considerar que Fernando Henrique "aproveitou-se do referido veículo de informação (IstoÉ) para através dele atentar contra a reputação do Querelante (PT), denegrindo-o perante a sociedade e assolando a credibilidade e o bom conceito construído ao longo de 26 anos pelo Partido dos Trabalhadores perante o meio social ".

Berzoini prometeu também protocolar ação civil contra FHC por dano moral e recorrer à Justiça contra a afirmação do presidente do PSDB, Tasso Jereissati, que no sábado acusou a gestão petista de ter montado um esquema de "roubo organizado, sistematizado, dentro do Palácio do Planalto".

O advogado do PT, João Piza, confirmou que está preparando a ação por dano moral, mas disse que ainda não foi procurado por Berzoini para processar Jereissati.

Piza salientou que "lamenta, junto com o partido, por ser obrigado a propor contra um ex-presidente da República medida penal", justificando a ação por considerar as ofensas "muito graves" e "incompatíveis com o status de ex-titular da mais alta função republicana".