Título: Lula corre o País em eventos de campanha
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2006, Nacional, p. A4

Assessores se previnem para evitar tropeços na Lei Eleitoral

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negar que seja candidato à reeleição, as evidências indicam que ele já está em campanha eleitoral. Nesta semana, Lula faz uma incursão pelo Nordeste e pelo Norte, visitando, em dois dias, nada menos do que sete cidades, para inaugurações e lançamentos de obras, seis delas de universidades federais.

No Recife, na única agenda extra-educação, o presidente irá, pela segunda vez, à inauguração do Aeroporto dos Guararapes. Em 19 de setembro de 2004, Lula já havia participado da entrega do terminal de passageiros. Na terça-feira, ele vai inaugurar as novas pontes de embarque desse mesmo terminal.

No Palácio do Planalto, as cerimônias para anunciar medidas do governo têm sido alvo de preocupação. Assessores do presidente querem evitar tropeços na Lei Eleitoral, pois avaliam que qualquer deslize será usado pela oposição para tentar impugnar a sua campanha.

"É preciso impedir que solenidade de inauguração vire palanque eleitoral", comentou um interlocutor do presidente. Para fugir dos problemas, antes de cada cerimônia no Planalto os assessores de Lula prometem conversar com os oradores. Pedirão que eles não falem de reeleição em seus discursos.

Na última segunda-feira, um auxiliar do presidente chegou a telefonar para ministros do PT. Solicitou que eles não fossem de carro oficial à festa de 26 anos do partido, naquela noite.

Com as precauções, o governo quer evitar mais ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Lula. As regras de campanha já estão sendo estudadas pela assessoria jurídica da Casa Civil. Lula tem dito que tomará cuidado com a utilização de espaços do Estado, carros ou qualquer coisa que possa dar a entender uso da máquina administrativa em seu favor.

Em dezembro, o presidente deu mostras de como seria seu ritmo a partir do início do ano. Para se contrapor à crise política, só naquele mês Lula fez 22 discursos defendendo as realizações do governo.

DIVIDENDOS

Na maioria deles, bateu na tecla de que havia chegado a hora de colher o que plantara em três anos. No mês passado, foram 14 discursos, 1 pronunciamento em rede de rádio e TV, 5 entrevistas e 5 programas Café com o Presidente. Neste mês, já fez 11 discursos, concedeu 3 entrevistas e gravou 2 programas de rádio.

Além de bater o bumbo para o Bolsa Família e a inauguração de universidades, Lula espera colher dividendos eleitorais com o aumento do salário mínimo, o fim da dependência em relação ao FMI e o programa do biodiesel.