Título: Alemães já temem que gripe aviária ameace a Copa
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2006, Vida&, p. A15

Jogos da Copa do Mundo de Futebol na Alemanha podem ser cancelados - ou até mesmo a competição como um todo - caso o surto de gripe aviária detectado no norte do país na semana passada seja apenas o começo de uma pandemia. A avaliação foi feita pela deputada B¿rbel Hõhn - membro do Partido Verde e presidente do Comitê de Agricultura do Parlamento alemão -, em entrevista ao canal N24, informou a BBC Brasil.

B¿rbel explicou que grandes aglomerações de pessoas são propícias à propagação de vírus, o que justificaria o cancelamento de jogos ou do próprio torneio, que começa em junho, dependendo da gravidade da situação. O aviso "não é exagerado", disse o alemão Klaus Stõhr, coordenador do programa de combate a pandemias da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Se tivermos uma pandemia na época da Copa o governo vai ter de pensar muito bem no que fazer."

A OMS estabeleceu uma estratégia para conter uma eventual disseminação de gripe aviária em escala global e exigiu dos governos nacionais a responsabilidade de manter em quarentena todas as pessoas de locais em que haja surtos.

Análises laboratoriais confirmaram ontem que três aves encontradas mortas na Hungria foram infectadas pelo H5N1. Segundo a OMS, dos 15 subtipos de vírus causadores de influenza entre aves, o H5N1 é o que mais preocupa por suas aceleradas mutações e pela propensão de adquirir genes de vírus incidentes sobre outras espécies animais. Aves que sobrevivem à infecção expelem o vírus oralmente ou pelas fezes durante pelo menos dez dias, facilitando a contaminação em granjas.

Alguns países, como França e Holanda, querem aplicar vacinas em suas criações, mas outros, como a Grã-Bretanha, alegam que a vacinação é muito cara e difícil e não assegura imunização porque é direcionada para influenza em geral, não especificamente para combater o H5N1.

A OMS confirma que 14 países notificaram focos desde o início deste mês. São eles (por ordem de ocorrência): Iraque, Nigéria, Azerbaijão, Bulgária, Grécia, Itália, Eslovênia, Irã, Áustria, Alemanha, Egito, Índia, França e Hungria. A Malásia informou anteontem um novo foco em aves domésticas, depois de ser considerada livre da doença por mais de um ano.

Especialistas declararam que, junto com o alerta pela disseminação inédita do vírus para a África e Europa, os altos níveis de infecção na Indonésia também são alarmantes. Lá foi resgistrada ontem mais uma morte, a 20ª, subindo para 27 os casos em humanos no país.

SEM REMÉDIO PARA TODOS

Especialistas da companhia farmacêutica Roche, que produz um dos antivirais indicados contra gripe aviária, o Tamiflu, reconhecem que a distribuição do remédio será algo muito delicado a ser definido pelos governos, porque não haverá doses para todos na maioria dos locais onde o surto pode surgir.

A OMS espera ter até 3 milhões de kits de tratamentos sob seu controle até abril. Tais reservas seriam usadas em casos mais urgentes e em locais onde o governo não terá capacidade de lidar com o problema.