Título: Welby foi contratada pelo governo da Rússia
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2006, Economia & Negócios, p. B3

"Não tenho nenhum conhecimento desse fato", afirmou Vladimir Prestes, gerente-administrativo da Welby, empresa que seria a responsável pelo recebimento de propinas destinadas aos veterinários russos que aprovam o embarque de carnes. A Welby, explicou Prestes, existe desde 2002 e foi criada para prestar serviços ao Ministério da Agricultura da Federação Russa exclusivamente na área de exportação de carnes de produtores brasileiros.

Segundo ele, que alegou não ter autorização para revelar os nomes dos proprietários da empresa, o trabalho é basicamente o de auxiliar a atuação dos veterinários russos nos portos do Rio de Janeiro, Sepetiba, Santos, Antonina, Paranaguá, São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Rio Grande. Existem três veterinários russos, substituídos a cada três meses, atuando por intermédio da Welby, baseados em Santos e Itajaí.

Das janelas do escritório de cerca de 60 metros quadrados no 12º andar do edifício Torre Azul, no centro de Itajaí, é possível ver grandes navios chegando e saindo do porto. Com o embargo decretado pelo governo russo, o trabalho na Welby diminuiu muito, mas ainda há o que fazer porque a exportação de frangos foi mantida.

"Formalmente, o embargo também valeria para as aves", explicou Yuri Ribeiro, representante da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne em Moscou. Ao lado de Prestes, ele afirmou que os russos só verificam as informações do certificado expedido pelos veterinários brasileiros. "Se alguém tem interesse em possível fraude é o produtor", afirmou Ribeiro.

Vladimir Prestes nasceu e foi criado em Moscou. É filho de João Prestes - que levou o Balé Bolshoi para Joinville - e neto de Luiz Carlos Prestes, o líder comunista falecido em 1990, aos 92 anos.