Título: Rússia pode ter tecnologia bancária brasileira
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2006, Economia & Negócios, p. B8

O Brasil começa a negociar com o governo russo a exportação de tecnologia e de gerência do sistema bancário nacional. Brasília já iniciou contatos com o banco central de Moscou e, nas próximas semanas, o presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles, irá ao Kremlin debater um possível acordo.

A Rússia teve de reestruturar toda sua economia após a queda do regime soviético. Esse processo, dizem especialistas, ainda não foi concluído, principalmente diante de um sistema bancário que inspira pouca confiança. O problema não é falta de bancos: há cerca de mil no país. "O obstáculo é a falta de um sistema sólido e integrado", diz um economista.

Para o embaixador brasileiro em Moscou, Carlos Augusto Rego Santos-Neves, o fortalecimento do sistema bancário russo será fundamental para a integração da economia do país. "A Rússia, como o Brasil, é caracterizada pela extensão territorial e está fadada a adotar um sistema parecido com o brasileiro."

A idéia é aproximar os bancos dos dois países. O vice-presidente do BC russo e uma delegação de especialistas já vieram ao País. Agora, Meirelles vai tentar negociar a venda de softwares e tecnologia do setor.