Título: Putin convida Hamas e alivia isolamento de grupo islâmico
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2006, Internacional, p. A14

O movimento islâmico Hamas aceitou ontem o convite feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, a seus líderes para que visite Moscou. A visita tem como objetivo a busca de uma saída para o conflito israelense-palestino, mas o convite não agradou Israel.

¿O Hamas aplaude o convite para que nossos líderes viajem a Moscou, não só o de Putin, mas o de qualquer governante estrangeiro disposto a se reunir conosco¿, disse Ismail Haniye, um dos dirigentes do grupo vencedor das eleições parlamentares de 25 de janeiro.

O convite foi feito durante uma visita que Putin fez ontem a Madri. O presidente russo justificou a medida sob a argumentação de que seu governo nunca considerou o Hamas um grupo terrorista ¿ diferentemente da visão dos Estados Unidos e dos países da União Européia (UE).

Haniye, cujo movimento estava até agora totalmente isolado pela comunidade internacional, disse que o ¿Hamas está aberto ao diálogo com qualquer país, com a única exceção de Israel¿.

A Rússia compõe com os EUA, a UE e a ONU o grupo de mediadores conhecido como Quarteto de Madri. Como bloco, o Quarteto mantém a posição de não dialogar com o Hamas enquanto o movimento não reconhecer o direito de Israel de existir e não depuser suas armas.

O convite de Putin é visto pelo governo israelense como o primeiro sinal de divisão do grupo de mediação.