Título: Ação impede vistoria do Incra
Autor: Angela Lacerda e José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A4

A reocupação do Engenho São João, pertencente à massa falida da Usina Tiúma, do grupo Votorantim, pode atrapalhar ainda mais a vistoria da área. A propriedade de 560 hectares, localizada em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, é reivindicada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST).

"Reocupada, o Incra não vai poder entrar", advertiu a superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Recife, Maria de Oliveira.

O Incra nunca conseguiu vistoriar o engenho, diante de recursos encaminhados à Justiça pelos proprietários. Os pedidos foram amparados pela medida provisória editada pelo governo Fernando Henrique Cardoso que impede vistoria de áreas invadidas.

Em julho do ano passado, os integrantes do movimento foram despejados do engenho. Decidiram reocupar a propriedade diante da dificuldade de negociação com o Incra e os donos.

Depois do despejo, Maria de Oliveira escreveu para Antonio Ermírio de Morais, dono da Votorantim, mas não conseguiu resposta. "Não temos elementos para dizer se a área é improdutiva e os trabalhadores temem que, durante esse tempo em que somos impedidos de vistoriar, os donos plantem para dizer que a área é produtiva."