Título: No sul, invasores terão de sair
Autor: Angela Lacerda e José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A4

Os sem-terra que invadiram a Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul (RS), terão de deixar a área em breve. No sábado, o juiz substituto da 3ª Vara Cível de Carazinho, Orlando Faccini Neto, determinou a reintegração de posse da área. Ontem, os ocupantes da fazenda foram notificados da decisão.

Em seu despacho, o magistrado deu prazo de 24 horas para que os 2 mil invasores, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deixem a propriedade de 7 mil hectares, ocupada na última terça-feira. Esta foi a quarta invasão protagonizada pelo MST na fazenda, nos últimos dois anos.

Seus proprietários, os irmãos Félix e Vera Guerra, obtiveram sentença do Tribunal de Justiça gaúcho que impedia o grupo de entrar novamente na área, mas a ordem foi descumprida. Isto provocou a indignação do advogado dos donos, Nestor Hein: "Não podemos compactuar com esta atitude. Agora que o juiz determinou a reintegração de posse, esperamos que a ordem seja cumprida, pois existe até a ameaça de os invasores ocuparem a sede principal da Coqueiros".

O coronel da Brigada Militar (polícia militar gaúcha), Waldir Cerutti, responsável pelo patrulhamento da área, disse que não conseguirá reunir efetivo suficiente para retirar os invasores da fazenda, caso ela não seja desocupada pacificamente. Precisamos reunir no mínimo 600 homens para realizar o trabalho", avisou Cerutti. "Para isso precisamos de uns dois ou três dias", acrescentou.

A desocupação como prevê Cerutti, será uma tarefa árdua, pois os agricultores do MST construíram no local barracos de madeira e, conforme um dos seus líderes, Edenir Vassoler, o grupo só deixará o local quando o governo anunciar o assentamento das famílias. "Já disse antes e repito: só sairemos daqui quando tivermos uma área definitiva para morar", afirmou.