Título: Ministro reage e diz que encontro 'não é do governo'
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A6

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, disse ontem em Porto Alegre que, embora tenha partido do governo Lula a proposta de realizar no Brasil a 2.ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, trata-se de um evento promovido pelo órgão da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). "É um evento da FAO, não do governo", fez questão de ressaltar.

Candidato ao Senado pelo PT gaúcho, Rossetto não deixou de valorizar as políticas de apoio à agricultura familiar que teriam sido implementadas pelo governo Lula. "A valorização dos pequenos agricultores é prioridade", afirmou. Também voltou a citar os recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que pularam de R$ 2 bilhões para R$ 9 bilhões.

Sobre o hiato de 27 anos entre as duas conferências da FAO, disse que hoje existe "um ambiente mais favorável a esse tipo de discussão em escala mundial".

A abertura do encontro, hoje à tarde, terá a presença do presidente em exercício, José Alencar e dos ministros Ciro Gomes, Marina Silva, Patrus Ananias e José Fritsch, além do diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.

Rossetto destacou, ainda, que as diretrizes políticas que vão nortear o encontro são diferentes das que balizam as reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC).