Título: Cidade terá marcha com 1,6 mil e eventos paralelos
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A6

A realização da conferência da FAO em Porto Alegre está rodeada de eventos paralelos. Hoje chega à capital gaúcha a Caravana Nacional da Agricultura Familiar, com quase 800 pessoas ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), um dos braços da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na zona rural.

Depois de terem passado pelo Paraná e Santa Catarina, os participantes da marcha farão uma caminhada pelas ruas da cidade, ao lado de 800 jovens agricultores que já estão acampados em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e de outros órgãos do governo, estão sendo promovidos em Porto Alegre seminários sobre trabalho escravo, políticas agrárias para mulheres, gestão de áreas indígenas, desenvolvimento de comunidades quilombolas, uso de crédito rural no acesso à terra e educação no campo.

Ao final da conferência da FAO, os militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais que participam de eventos paralelos vão se deslocar para Curitiba. Devem participar de protestos relacionados às duas conferências das Nações Unidas sobre biodiversidade e biossegurança que ocorrerão na capital paranaense nos próximos dias.

A 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3), começa no dia 13 e prossegue até o dia 17. A 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), começa no dia 20.