Título: Na Inglaterra, Lula encontra rainha, Blair e 'sucessores'
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje à noite em Londres para uma visita cujos compromissos começam amanhã, quando será recebido pela rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.

Lula, terceiro presidente brasileiro a ser recebido com honras de chefe de Estado na Inglaterra, pretende aproveitar os três dias de visita para ampliar o comércio entre os dois países, hoje em torno de US$ 4 bilhões - com superávit para o Brasil. O governo brasileiro considera o valor pequeno, pois o Reino Unido é o terceiro maior importador do mundo.

Nos encontros que terá, o presidente Lula deverá insistir na proposta de uma reunião de líderes mundiais para destravar a Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio, que trate de subsídios agrícolas. O primeiro-ministro inglês, Tony Blair, demonstrou simpatia pela idéia, mas tem de respeitar a subordinação da Grã-Bretanha à União Européia.

Lula deve reiterar a defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O delicado tema da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, abatido a tiros pela polícia inglesa, também deve entrar em pauta nas conversas com autoridades locais.

Na agenda, curiosamente, o presidente Lula incluiu encontros com a "oposição" ao governo Blair - ou seja, com representantes de centro-direita. O presidente receberá o líder do Partido Conservador, David Cameron, assim como o polêmico prefeito de Londres, Ken Livensgtone. Também está marcado encontro com o ministro das Finanças inglês, Gordon Brown. Cameron e Brown são cotados para suceder Blair.