Título: 'Documentos e testemunhas mostram que sou inocente'
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2006, Nacional, p. A10

Professor Luizinho (PT-SP), deputado

O deputado Professor Luizinho diz que as provas de seu caso o inocentam, mas que o Conselho de Ética "foi levado" a pedir a cassação de todos os deputados processados. Em entrevista por e-mail, na sexta-feira, ele disse acreditar na sua absolvição.

Qual é sua expectativa para a votação de quarta-feira?

Acredito que o plenário da Câmara decidirá a partir dos fatos, das provas. Assim, tenho plena convicção de que serei absolvido. Todos os documentos do processo me inocentam. As testemunhas deixam claro que não tive participação na ação.

O senhor teme que, depois da absolvição do deputado Romeu Queiroz, o plenário tente dar satisfação à opinião pública e o condene?

Na minha opinião, o plenário avaliará cada caso individualmente, baseado nas provas. Deputados e deputadas vão se ater à verdade.

Como o senhor enfrentou o processo, desde as CPIs?

Com muita indignação e estarrecido. Porque nas CPIs não me foi dado direito de defesa. Pior, não há imputação de desvio de conduta de minha parte.

Como avalia a atuação do Conselho de Ética?

O conselho foi levado a propor a condenação dos parlamentares em todos os processos, sem exceção. Isso pode ser percebido no meu caso, cujo relator por mais de uma vez deixou transparecer a minha inocência.

O senhor é inocente?

Sou inocente: não tomei conhecimento prévio do fato, não fiz interferência, não fiz ações que possibilitassem a qualquer um ter acesso a benefícios financeiros ou de apoio ou de ajuda.

Shopping Estadão P), deputado