Título: Disputa entre tucanos pode acabar em dobradinha
Autor: Expedito Filho e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2006, Nacional, p. A4

A definição do candidato do PSDB à Presidência pode ter se encaminhado para um desfecho surpreendente nos últimos dias. A alternativa em exame considera a renúncia do prefeito José Serra para candidatar-se não ao Palácio do Planalto, mas ao governo do Estado, em dobradinha com o governador Geraldo Alckmin, que seria escolhido para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação sobre o encaminhamento de um acordo nessa direção no PSDB foi obtida com uma fonte do partido com acesso aos bastidores da candidatura Serra. Ela foi posteriormente confirmada à reportagem como "opção em exame" por fonte bem-informada sobre os bastidores da campanha de Alckmin. Um alto executivo do mercado financeiro, que na semana passada conversou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos coordenadores do processo de definição da candidatura tucana, confirmou a informação.

A viabilidade de tal acordo dependeria também de um compromisso prévio de Alckmin em não se candidatar à reeleição em 2010, caso vença Lula, e de apoiar, no primeiro ano de mandato, proposta de emenda constitucional para acabar com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.

Serra teria, assim, a perspectiva de disputar a Presidência dentro de quatro anos, que fazia parte de seus planos originais quando aceitou candidatar-se a prefeito.