Título: PSDB joga decisão para Alckmin e Serra, que anunciam nome até domingo
Autor: Expedito Filho e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2006, Nacional, p. A4

Até domingo o PSDB anunciará o nome do candidato tucano à Presidência da República. A afirmação foi feita ontem pelo presidente do partido, senador Tasso Jereissati(CE). Tasso disse que o prefeito de São Paulo, José Serra, e o governador Geraldo Alckmin já estão conversando e anunciarão muito antes do que se espera quem será o candidato do PSDB.

Em São Paulo, partidários dos dois pré-candidatos informaram que eles voltarão a conversar e que um acordo pode acontecer até sexta-feira. A decisão tomada pelo partido joga nos braços dos dois pré-candidatos a solução do impasse que eles mesmos criaram. Alckmistas e serristas prometiam que até sexta-feira haverá fumaça branca e que a comunicação oficial será feita pelos dois.

GERENTE

Alckmin e Serra se encontraram à noite num grande evento de homenagem ao 5.º aniversário de morte do governador Mário Covas, organizado pelo governo estadual que teve cores de ato de campanha pró-Alckmin. Antes do início do evento, que contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na magnífica Sala São Paulo, 70 moças e rapazes que trabalham nas obras sociais de d. Lu Alckmin, e que usavam camisetas com a inscrição "O Brasil precisa de um gerente - Geraldo presidente", foram retirados do local.

A Sala São Paulo estava lotada por parlamentares e militantes tucanos. Alckmin chegou na hora, acompanhado por dois 'gritadores' (animadores que gritam slogans para estimular a platéia) que inflamaram a platéia na sala de concertos, puxando de morados aplausos ao governador, que foi sentar-se ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e d. Lila, viúva de Mário Covas.

Serra chegou 25 minutos depois, devolvendo a Alckmin a longa espera de sábado, na estação de metrô da Barra Funda. Ao entrar na sala, o prefeito foi aplaudido com entusiasmo mais contido: poucas pessoas ficaram de pé. Alckmin estendeu-se para cumprimentá-lo, pois o prefeito não conseguiu chegar até ele, indo sentar-se mais distante, ao lado do vice-governador Cláudio Lembo.

D. Lila cumprimentou Serra com um beijo protocolar, logo se virando para o lado. Um vídeo exibido no evento mostrou a carreira política de Covas e frisou que o então governador "tinha sempre a seu lado um amigo - Geraldo Alckmin". A platéia novamente aplaudiu. No vídeo, só Alckmin apareceu. Ele falaria novamente no evento, que não tinha Serra entre os oradores programados.

BICADAS

Tasso deixou claro ontem que jogou o problema para Alckmin e Serra resolverem. "Eles já estão conversando e, entre uns beijinhos e umas bicadas, vão se entendendo. A escolha sairá da conversa entre os dois e não vai precisar de discussão dentro do partido", disse o presidente do PSDB.

O presidente do PSDB também descartou qualquer possibilidade de a demora na definição provocar fissuras e deixar seqüelas políticas no tucanato. "Não haverá seqüelas. Eu comprei uma pomada cicatrizante e já passei nos dois (Alckmin e Serra) e funcionou", brincou.