Título: Familiares de Jean Charles aguardam encontro
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2006, Nacional, p. A7

O presidente Lula deve se encontrar quinta-feira com os parentes do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela Scotland Yard em julho, ao ser confundido com um suspeito de terrorismo. "Um encontro com Lula vai significar muito para a busca da justiça e as indicações que tivemos dos diplomatas é que provavelmente ele nos receberá brevemente", disse um dos primos, Alex Alves Pereira, que pedira a reunião na semana passada. "O apoio do presidente, cuja popularidade no exterior é muito grande, seria muito importante."

Alex ressalvou que o encontro, ainda não confirmado pelo Itamaraty, deve ser na Embaixada do Brasil. Por enquanto, ele não consta da agenda oficial da visita de Lula ao Reino Unido. Seus assessores querem evitar que o caso de Jean Charles ganhe muita relevância e ofusque outros assuntos da agenda de Lula, como negociações da OMC e os acordos que os dois países vão anunciar.

Na semana passada, o colunista Richard Kay, do tablóide Daily Mail, afirmou que a rainha Elizabeth II vai apresentar desculpas veladas pela morte de Jean Charles no banquete que oferecerá a Lula. No ano passado, o Brasil se irritou com a reação inicial das autoridades britânicas à morte. Desde então os ânimos se acalmaram.

O pedido de desculpas da rainha seria "importante", acha Alex. "Mas é preciso ver se os responsáveis pela morte serão mesmo punidos pela Justiça". A promotoria britânica avalia se algum policial envolvido na morte será processado na Justiça. A decisão deve ser anunciada até o fim de abril.