Título: Indefinição nacional atrasa escolha em SP
Autor: Christiane Samarco, Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/02/2006, Nacional, p. A6

Em compasso de espera, cinco tucanos querem disputar o governo

A demora do PSDB em escolher seu candidato a presidente está atrapalhando a definição da candidatura do partido em São Paulo, segundo avaliação de dirigentes da legenda. "Enquanto o partido não fecha questão em torno do adversário de Lula, fica tudo em compasso de espera", avalia um tucano com trânsito entre os dois principais nomes da sigla - o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin - para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por enquanto, cinco tucanos colocaram suas pré-candidaturas ao Palácio dos Bandeirantes na mesa. São eles: o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza; o vereador José Aníbal; o secretário do Estado da Habitação, Emanuel Fernandes; o secretário municipal de Governo, Aloysio Nunes Ferreira; e o deputado Alberto Goldman.

Com a promessa de definição entre Serra e Alckmin até 15 de março, a escolha do candidato ao governo está prevista para exatamente um mês depois. Há no partido, porém, quem defenda que o martelo só deverá ser batido em junho, na convenção tucana.

Os principais interessados na disputa pelo comando do maior Estado do País, no entanto, negam que a indefinição do candidato a presidente esteja atrapalhando suas pré-candidaturas. "Está todo mundo percorrendo o Estado", comenta Goldman, que, ao lado de Aloysio, tem a simpatia de Serra.

Do lado de Alckmin, ganha força a candidatura de Emanuel Fernandes. Duas vezes prefeito de São José dos Campos, ele é visto pelo governador como um excelente gestor, além de ter estilo discreto, parecido com o adotado pelo próprio Alckmin.

Aníbal tem bom relacionamento tanto com o prefeito quanto com o governador, mas não desperta paixão em nenhum dos dois. Já Paulo Renato corre por fora, aparecendo como uma segunda opção tanto por parte de Serra quanto de Alckmin. A expectativa dos pré-candidatos tucanos é que ao preterido para a disputa à Presidência caberá a condução do processo de escolha do candidato ao governo.

PETISTAS

Principal adversário do PSDB, o PT tem dois pré-candidatos ao governo paulista: a ex-prefeita Marta Suplicy e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante. O partido agendou para 7 de maio a realização de prévia para definir quem será o candidato petista ao Bandeirantes.