Título: Vírus da gripe aviária é encontrado em gato na Áustria
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2006, Vida&, p. A16

Uma semana depois da Alemanha, ontem foi a Áustria que divulgou casos de infecção de gatos pelo vírus H5N1. A variante é a mais letal dos 15 subtipos causadores da gripe aviária.

Os gatos - reunidos em um abrigo para animais chamado Arca de Noé, na cidade de Graz - ainda não apresentaram os sintomas típicos da enfermidade. Havia 170 felinos em um compartimento próximo ao de seis aves infectadas em 22 de fevereiro. Foram tiradas amostras de saliva de 40 gatos, três retornaram positivo no primeiro exame e apenas um foi confirmado no teste complementar. Todos foram transferidos para uma instalação onde cumprem quarentena. Os cães também serão examinados.

Segundo a ministra da Saúde, Maria Rauch-Kallat, os bichos serão acompanhados para verificar se desenvolvem sintomas. Casos em que o animal só é portador do H5N1, sem adoecer, atrapalham o controle da epidemia. E, quanto mais tempo o vírus permanece no organismo de um mamífero, maior é o risco de que ocorra uma mutação para uma variante ainda mais perigosa que o H5N1.

EM BUSCA DE CULPADOS

Membros da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), sediada em Roma, acusaram as nações ocidentais de lentidão para reagir ao avanço da gripe aviária, cujos primeiros focos foram notificados na Ásia em dezembro de 2003.

Desde então, só na Ásia 160 milhões de aves morreram por causa da doença ou foram sacrificadas na tentativa de detê-la. Em todo o mundo, o número sobe para 200 milhões, segundo Erwin Northoff, porta-voz da FAO.

"A eclosão da gripe entre aves de granja não tem precedente histórico", disse Margaret Chan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em encontro de especialistas, em Genebra, que segue até amanhã.

Jacques Diouf, diretor-geral da FAO, disse que os governos não olharam para a frente e não foram solidários. "As nações desenvolvidas pensaram que a coisa estava acontecendo na Ásia, muito longe, e que nós estávamos exagerando os riscos", reclamou. "Só começaram a reagir quando a gripe alcançou a Turquia."

Pelas contas da OMS, só neste início de ano, a influenza aviária já chegou a 17 novos países na África, Ásia e Europa. A Polônia e a Sérvia confirmaram ontem que as aves localizadas mortas em seus territórios foram infectadas pelo H5N1.

Autoridades sanitárias da Venezuela afirmaram que é "pouco provável" que 30 a 40 galinhas de uma granja na periferia de Caracas tenham morrido por causa da gripe. Exames laboratoriais definitivos ainda não foram concluídos.