Título: Suspeitas do ministro irritam CPI dos Bingos
Autor: Fabio Graner, Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2006, Nacional, p. A6

As críticas do ministro Paulo Bernardo (Planejamento) à CPI nos Bingos, quando da convocação de Soraya Garcia, irritaram os integrantes da comissão ontem. O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que não aceita interferência de outros Poderes. "A agenda da convocação é da competência dos parlamentares que compõem a CPI e do presidente, de acordo com o relator. Logo não aceito a interferência de outros Poderes", argumentou.

Para o relator, Garibaldi Alves (PMDB-RN), o ministro mostrou desconhecimento do funcionamento das CPIs. "Ele deveria saber que a comissão é soberana para proceder da maneira que achar mais conveniente no seu trabalho."

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), afirmou que Paulo Bernardo teria conseguido impedir o depoimento de Soraya se o PT não houvesse conseguido liminar na Justiça Eleitoral barrando o prosseguimento das investigações sobre o esquema do caixa 2 em Londrina. "O ministro deveria, sim, explicar por que seu partido tomou a iniciativa de bloquear a apuração." No depoimento, Soraya disse que o advogado do PT, João Gomes Santos Filho, obteve há cinco meses a paralisação das investigações.