Título: Estrangeiros visitam usinas em São Paulo
Autor: Agnaldo Brito, Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2006, Economia & Negócios, p. B1

Interesse internacional transforma usinas de álcool em atração turística

Além do carnaval, o boom vivido pelo setor sucroalcooleiro continua atraindo estrangeiros ao Brasil. Desta vez são empresários holandeses que vieram conhecer a tecnologia de produção de açúcar e álcool a partir da cana-de-açúcar e aproveitaram para cair no samba no carnaval do Rio.

Os holandeses são da Cooperativa dos Produtores de Beterraba Açucareira do Sudeste da Holanda (Covas), que engloba produtores da Holanda, Bélgica e Alemanha.

Eles visitaram usinas de açúcar e álcool no interior de São Paulo e conversaram com produtores que fornecem matéria-prima para usinas por meio da Associação dos Fornecedores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canoeste).

A intenção dos holandeses é de importar a tecnologia ou montar indústria no País em parceria com os agricultores brasileiros. Com a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de cortar subsídios na União Européia, a Holanda perdeu sua fatia no mercado internacional do açúcar.

A decisão da OMC vai abrir espaço para 4 milhões de toneladas e o Brasil pode colocar 3 milhões.

Os holandeses visitaram a usina Virálcool, em Sertãozinho, conheceram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e também a indústria de base Dedini, em Piracicaba. Depois da parada para o carnaval carioca, o grupo pretende retornar ao interior de São Paulo para novas visitas a usinas.

GOOGLE E BUSH

As usinas de açúcar e álcool brasileiras viraram uma espécie de atração turística para megaempreendedores internacionais. O álcool brasileiro ganhou fama mundial depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, citou, em seu tradicional discurso à nação, no fim de janeiro, o sucesso dos carros bicombustível no Brasil como uma boa alternativa para "acabar com o vício americano em petróleo".

Dentre os mais ilustres visitantes do novo roteiro sucroalcooleiro estão os bilionários Larry Page e Sergei Brin, fundadores do site de buscas Google. No mês passado, eles aproveitaram uma visita de negócios para ver de perto a tecnologia nacional de produção de álcool na usina Cosan, em Piracicaba. Ou, como disseram à imprensa na época, eles aproveitaram a visita à usina para dar uma espiada nos negócios do Google no Brasil.