Título: Safra começa amanhã, com um mês de antecedência
Autor: Agnaldo Brito, Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2006, Economia & Negócios, p. B1

O ciclo de produção de álcool e açúcar de 2006/2007 começa amanhã, na Destilaria Cocamar, em São Tomé, noroeste do Paraná. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participará do evento. Será moída a cana própria da destilaria que começou a ser cortada ontem. No Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo outras unidades devem entrar em operação nas próximas semanas.

A Cocamar tradicionalmente inicia a safra em março, mas outras usinas irão antecipar o início da colheita para atender a um apelo do governo. A antecipação da safra 2006/2007 pode salvar a reputação dos usineiros. A União da Agroindústria Canavieira (Unica) tem feito esforço para que as usinas produzam até o fim de abril 850 milhões de litros de álcool. Esse volume será capaz de garantir o abastecimento até o momento em que a safra começar para valer, no dia 1º de maio.

Os estoques atuais são insuficientes para abastecer o mercado brasileiro. Por isso, há neste momento elevação de preços e problemas localizados de abastecimento.

BOM ANO

Se forem confirmadas as previsões do setor sucroalcooleiro, a nova safra promete ser a maior do País. A previsão é de que sejam colhidas 415 milhões de toneladas de cana, 7,5% a mais do que na safra anterior.

Segundo Anísio Tormena, presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), o Estado, com 27 usinas, deve colher 15% a mais que na safra anterior, quando foram plantados 370 mil hectares.

Desse volume, 51% será destinado à produção de álcool combustível. A destilaria Cocamar tem 12 mil hectares plantados, quase 10% a mais que na safra passada, e deve esmagar 900 mil toneladas de cana ante 730 mil em 2005. A produção de álcool será de 62 milhões de litros, 22% a mais que em 2005.