Título: Irã mantém atividades nucleares, diz AIEA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2006, Internacional, p. A8

Segundo agência da ONU, Teerã começou a testar centrífugas para enriquecimento de urânio

O Irã está levando adiante seu programa de enriquecimento de urânio, desafiando a pressão da comunidade internacional e se recusando a cooperar com as investigações da ONU, informou ontem um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão da ONU que regula os programas nucleares.

O relatório deu a entender que, a menos que o Irã intensifique sua cooperação com as investigações, a AIEA não poderá determinar se as atividades nucleares clandestinas do país têm como objetivo apenas gerar energia, como dizem os iranianos. "É lamentável e preocupante que as incertezas relacionas ao alcance e à natureza do programa nuclear do Irã não possam ter sido esclarecidas após três anos de intensas investigações da agência", indicou o relatório.

O documento foi preparado pelo diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, para uma reunião que a comissão de 35 países da agência realizará no dia 6. Nessa reunião, a AIEA decidirá se o caso do programa nuclear iraniano será encaminhado para o Conselho de Segurança da ONU - o órgão máximo da organização que tem o poder de impor sanções.

O Irã afirma que tem o direito de desenvolver combustível nuclear para a geração de energia, mas os Estados Unidos e vários países ocidentais temem que Teerã esteja tentando obter urânio para a fabricação de bombas.

Segundo o relatório, o Irã começou a testar no dia 22 uma cascata de 20 centrífugas em sua usina de enriquecimento de urânio de Natanz, levando adiante seus esforços para purificar o combustível nuclear. O Irã também iniciou substanciais renovações do sistema que conduz o gás que será convertido pelas centrífugas em combustível atômico.

A divulgação do relatório ocorre em meio ao profundo ceticismo do Ocidente com relação ao acordo entre a Rússia e o Irã. O chefe do programa nuclear do Irã, Golhamreza Aghazade, disse no domingo que Teerã alcançou um acordo "básico" com Moscou sobre a proposta para enriquecer o urânio de forma conjunta na Rússia. Mas funcionários russos disseram que o Irã não se comprometeu a renunciar a seu programa de enriquecimento, como exigem a Rússia e as grandes potências ocidentais. Caso desista de enriquecer o mineral e decida importá-lo da Rússia, o Irã acabará com as dúvidas sobre suas intenções. Se for adiante, a proposta aumentará o controle externo sobre o programa iraniano. A Casa Branca manifestou ontem suas dúvidas sobre o acordo obtido entre a Rússia e o Irã. Os americanos se perguntam se o acordo aliviará os temores sobre as ambições nucleares iranianas. A Alemanha, por sua vez, disse que o Irã está tentando dividir a comunidade internacional sobre suas intenções. Uma delegação iraniana chegará hoje a Moscou para prosseguir com as conversações.