Título: Pausa para fisgar bagres e corvinas
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2006, Nacional, p. A5

Presidente passou boa parte da manhã pescando na Baía de Sepetiba

O presidente Lula aproveitou o domingo de carnaval para pescar corvinas e bagres na Baía de Sepetiba, no litoral do Rio. Com o tempo nublado, ele passou boa parte da manhã pescando, sem camisa, numa lancha de 42 pés, acompanhado apenas pelo chefe da segurança do Planalto, coronel Gonçalves Dias. Uma embarcação da Marinha ficou estacionada durante todo o tempo na área, perto da lancha.

Outro barco da Capitania dos Portos interceptou uma lancha da imprensa que tentava se aproximar. As praias ao longo da Restinga de Marambaia, onde fica a base militar em que Lula passa o carnaval, foram fechadas e lanchas particulares foram impedidas de navegar num raio de um quilômetro.

Lula costuma pescar no lago da Granja do Torto. É a primeira vez que vai à base de Marambaia ¿ Fernando Henrique a freqüentou bastante quando era presidente. Hoje, Lula deve seguir de helicóptero para a Base de Santa Cruz, de onde embarca para Brasília.

A presença do presidente na base de Marambaia não mudou a rotina dos moradores. No sábado, foliões participaram de um cortejo de barcos com alegorias carnavalescas. Em Itacuruçá, moradores e turistas saíram às ruas pintados de preto, no tradicional Bloco do Carvão.