Título: Revendas reclamam do tratamento especial
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Economia & Negócios, p. B9

A Fiat, líder no mercado de automóveis e comerciais leves, também foi a que mais atendeu clientes especiais em 2005. Das vendas da marca, 27,8%, ou 112,5 mil veículos, foram para esse grupo. Na General Motors, a participação foi de 26% (92,2 mil veículos) e na Volkswagen de 25% (87,2 mil). Outras montadoras ficaram com 6,8% das vendas (33,9 mil unidades).

"É um segmento importante e crescente", confirma o diretor de vendas diretas da GM, Frederico Themóteo. Segundo ele, as locadoras também cumprem função importante de teste drive. O cliente, na hora de alugar, normalmente escolhe um carro diferente para dirigir.

O tratamento dado pelas montadoras às empresas de locação provoca críticas de concessionários, que alegam obter no máximo 11% de desconto na compra de carros da fábrica, ante 20% a 30% das locadoras.

"A concorrência é desleal pois muitas abriram lojas e revendem carros com pouco tempo de uso a preços que não podemos acompanhar", diz o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), Sérgio Reze.

A Localiza, maior do País, tem 50% do faturamento com a venda de seminovos. A Master abriu loja no ano passado e obteve 19% da receita com o negócio. Nos próximos meses, vai abrir uma loja em Curitiba (PR) e outra no Rio. O diretor Eduardo Vannuchi diz que a Master não substitui carros antes de um ano de uso. A Avis não tem loja própria. Para renovar a frota, promove leilões ou vende os veículos para lojistas.