Título: Cliente vip é responsável por 20% das vendas de automóveis no País
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Economia & Negócios, p. B9

Locadoras, frotistas e governo compraram 328,8 mil veículos no ano passado, do total de 1,618 milhão

Mais de 20% das vendas de automóveis das montadoras no ano passado foram direcionadas para clientes especiais, grupo formado por locadoras, frotistas e governo. As três maiores fabricantes do País - Fiat, General Motors e Volkswagen - responderem por 90% desse comércio, que somou 328,8 mil unidades. O mercado brasileiro total consumiu 1,618 milhão de veículos de passeio e utilitários.

A clientela vip consegue vantagens como descontos que chegam a 30% do preço do veículo. Empresas de aluguel de carro são maioria no grupo e ficaram com quase 60% das aquisições especiais. Em 2000, as locadoras ficavam com 5,5% das vendas da indústria automobilística, participação que no ano passado chegou a 12%. O setor comprou 194,8 mil veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Nos últimos cinco anos, o mercado de locação de veículos cresceu, em média, 10% ao ano puxado pelo maior interesse dos consumidores no aluguel direto e pela administração de frotas de grandes companhias, que terceirizaram o serviço. Com esse perfil, tornaram-se importante filão disputado pelas montadoras.

As compras do setor continuarão crescendo este ano. Só o Grupo Dallas, dono da Avis e da Budget, abrirá licitação para 8 mil carros e reservou verba de US$ 30 milhões para ampliação da frota. A Master vai comprar cerca de 2 mil veículos e investirá perto de R$ 36 milhões.

No ano passado, a Avis adquiriu 4 mil carros e tem hoje 12 mil veículos, 40% para locação direta e 60% para empresas que terceirizaram a frota. Dos modelos da Avis, 70% são populares, cujo aluguel diário custa por volta de US$ 23 (R$ 48), o mais baixo valor do mundo, diz o presidente da empresa, Afonso Celso de Barros Santos. A diária de um Corolla sai por US$ 80 (R$ 160). Nos EUA, segundo ele, custa 20% a 25% a mais.

A Master Rental registrou aumento de 53,2% no faturamento e fechou o ano passado com receita bruta de R$ 61 milhões. O diretor executivo da empresa, Eduardo Vannuchi, projeta novo crescimento de 30% este ano. A Master tem 3,2 mil veículos para locação e administra outros 3,5 mil de frotas de companhias.

O setor como um todo registrou faturamento próximo a R$ 2,9 bilhões, 8% a mais que em 2004, e tem atraído empresas como a Sixt, especializada no aluguel de veículos de alto luxo. No ano passado, a locadora alemã uniu-se à nacional Brasília Rent a Car e abriu lojas em oito capitais. Na frota de 2,1 mil veículos há, por exemplo, 65 modelos Mercedes-Benz. O aluguel diário de um Classe E350 é de R$ 2,59 mil, incluindo motorista. Um Omega blindado custa R$ 1,5 mil ao dia.

"O público principal são executivos e turistas acostumados com carros grandes", diz Paulo Gaba, presidente da Sixt Brasília Rent a Car. A empresa vai abrir até julho mais quatro lojas em Salvador, Natal, Fortaleza e Campinas e deve investir R$ 30 milhões só em frota.

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) calcula que há no País 1,9 mil empresas de locação, número que chegou a 2,3 mil há cinco anos. "O setor se profissionalizou e muitas empresas fecharam", informa o presidente do conselho da entidade, José Adriano Donzelli. Já o número de usuários está próximo a 11 milhões, ante 6 milhões em 2000.

"Muitos descobriram a vantagem da locação e perceberam que o serviço não é caro", diz Donzelli, para quem às vezes é mais barato alugar carro do que pegar táxi do aeroporto de Guarulhos até o centro de São Paulo.