Título: Presidentes vão discutir cooperação nuclear
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Economia & Negócios, p. B5

Durante a visita do presidente francês Jacques Chirac ao País, no mês de maio, França e Brasil poderão anunciar um aumento da cooperação nuclear na área civil. Essa revelação foi feita ontem, em Paris, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao deixar o Palácio do Eliseu após ter sido recebido em audiência privada pelo presidente francês. Amorim afirmou que a viagem de Chirac está marcada para os dias 24, 25 e 26 de maio, e deve "aprofundar a cooperação nuclear civil, além de aumentar a cooperação entre os dois países na área tecnológica, mais no setor aeronáutico."

Amorim não quis dar maiores detalhes sobre quais seriam as modalidades dessa cooperação nuclear , mas fontes francesas próximas a Chirac indicam que ela poderá ocorrer no mesmo nível de acordos assinados com a Índia. Recentemente, quando Chirac visitou a Índia, assinou acordo de transferência de tecnologia nuclear civil.

Celso Amorim foi um dos poucos ministros recebidos ontem por Chirac. O presidente francês estava às voltas com mais de uma dezena de chefes de Estado em Paris. Com Amorim, ele tratou de sua próxima visita ao Brasil e discutiu a aceleração do projeto de construção da ponte sobre o rio Oiapoque, um plano de dez anos que já fez parte dos temas das viagens presidenciais e de chefes de governo franceses ao Brasil.

Outro tema debatido foi o Haiti, onde se encontram as tropas brasileiras e o próprio comando das forças das Nações Unidas, a Minustah. O ministro brasileiro lembrou que, após a realização de eleições livres nesse país, espera-se o cumprimento das promessas da comunidade internacional de ajudar financeiramente o Haiti.