Título: Putin está otimista com acordo entre Rússia e Irã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Internacional, p. A7

Apesar de o Irã se manter irredutível sobre seu programa de enriquecimento de urânio, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou ontem otimismo sobre um acordo de seu país com os iranianos na questão nuclear. "É bem provável que cheguemos a um acordo para a criação de uma empresa conjunta, em território russo, para enriquecer o urânio de que o Irã necessita", disse Putin durante visita à Hungria.

No entanto, o impasse persiste. Ontem, o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki , reiterou que o Irã jamais desistirá de dominar essa tecnologia. E a Rússia deixou claro que só aceitará essa cooperação se o Irã suspender seu programa de enriquecimento.

O Irã está sob pressão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para abandonar seu programa de produção de urânio enriquecido, combustível que pode ser usado em usinas de energia elétrica, mas também na fabricação de armas. Segundo Teerã, seu único objetivo é produzir energia. Mas os EUA, a União Européia e a própria AIEA receiam que o Irã tenha um plano armamentista secreto. Para pôr fim ao impasse, os russos propõem que o Irã enriqueça todo o urânio de que precisa em usinas russas.

Uma delegação iraniana chegará hoje a Moscou para uma nova rodada de negociações. Se até segunda-feira não chegarem a um acordo, o Irã corre o risco de ser encaminhado ao Conselho de Segurança da ONU, na reunião que a AIEA realizará nesse dia para examinar sua cooperação.