Título: Relatório vai confirmar mensalão, diz Serraglio
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Nacional, p. A6

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou ontem que o texto final que vai apresentar daqui a 21 dias ratificará a existência do mensalão. Segundo ele, os técnicos da comissão estão finalizando um balanço entre as datas de repasse de recursos pelo esquema operado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para deputados governistas e as votações de interesse do Planalto.

A cúpula da CPI já chegou à conclusão de que houve coincidência entre os saques e as votações e também com a migração de deputados para partidos aliados. "O estudo está praticamente concluído e há realmente uma coincidência que leva à confirmação do mensalão", disse Serraglio. Ele passou o feriado de carnaval trabalhando no relatório final da CPI, que terá mais de mil páginas.

Antes da conclusão dos trabalhos, a comissão vai ouvir o depoimento do publicitário Duda Mendonça, que confessou ter recebido R$ 10,5 milhões em uma conta no exterior como parte do pagamento pela campanha nacional do PT em 2002. O depoimento deve ser no dia 15 de março, depois que a cúpula da CPI analisar os documentos com a quebra do sigilo bancário e fiscal do publicitário.

Amanhã, Serraglio vai reunir-se com o diretor o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Antenor Madruga, para ver os documentos enviados pela Promotoria de Nova York com os dados de quebra de sigilo de Duda Mendonça nos Estados Unidos. A comissão obteve autorização para ter acesso à papelada apenas na semana passada.

Os documentos com a quebra do sigilo de Duda chegaram há três meses no Brasil e já foram analisados pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e pelo DRCI. A fim de evitar vazamento de informações, o comando da CPI dos Correios decidiu que apenas quatro parlamentares terão acesso aos documentos enviados pelos EUA.