Título: Tempo se esgota e PSDB continua sem definição
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2006, Nacional, p. A5

Tasso, presidente tucano, procura Serra amanhã, mas idéia de todos é ganhar tempo

O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), desembarca amanhã em São Paulo com a missão de desatar o nó do partido em torno da escolha do candidato à Presidência da República. Passada a trégua do carnaval, Tasso tem encontro agendado, logo na chegada, com o prefeito José Serra. Segundo alguns dirigentes tucanos, esta quinta-feira seria o prazo para uma definição de Serra quanto à disposição de renunciar à Prefeitura e disputar a eleição.

Depois de três dias na Argentina, Serra retorna hoje a São Paulo, mas só deve retomar a agenda pública amanhã, quando participará da inauguração de duas escolas municipais.

Outro pré-candidato à Presidência - mas sem a pressão de renunciar ao cargo -, o governador Geraldo Alckmin deve retomar hoje suas atividades, após dois dias de descanso em Pindamonhangaba, no interior paulista. A previsão é de que o governador participe às 15 horas, em São Paulo, da abertura da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Uma resposta afirmativa de Serra, contudo, não significa solução do impasse. Tasso terá de conversar em seguida com Alckmin, que nem de longe pretende abrir mão de sua candidatura. "Se o Serra disser a Tasso que quer ser candidato, ótimo. Mas o governador também quer. E não vai recuar", ressaltou ontem um interlocutor de Alckmin. "O partido vai ter de buscar uma forma de consulta ampla", prosseguiu o tucano, que, no entanto, não acredita na realização de prévias.

Do lado de Serra, um articulador político assegura que o sim do prefeito a Tasso já configuraria a escolha do candidato que vai tentar impedir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se o Tasso perguntou ao Serra se ele estaria disposto, é claro que o fez porque já costurou apoio à candidatura dele. O senador não iria primeiro esperar o sim de Serra para só depois conseguir buscar o consenso", comentou o aliado do prefeito.

PRAZOS

Na sua opinião, a escolha do candidato do PSDB à Presidência não será feita antes do domingo. "O ex-presidente Fernando Henrique e o Aécio (Neves, governador de Minas) não vão estar na quinta (amanhã). Acho difícil qualquer definição antes do início da próxima semana", observou. Fernando Henrique e Aécio são os dois caciques que, junto com Tasso, têm a missão de definir a candidatura.

Mesmo que se consiga resolver o impasse, o anúncio do nome só deve ser feito um pouco mais adiante. A previsão é de que a candidatura Serra ou Alckmin não seja colocada na mesa antes do dia 15.

Aécio viaja e não vê decisão tucana

Nos próximos dias, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), só poderá acompanhar à distância as negociações para definir o candidato tucano à Presidência. É que ele viajaria ontem à noite para o Canadá, onde deve ficar duas semanas.

Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), Aécio integra o chamado triunvirato que assumiu a coordenação da escolha do candidato do partido à Presidência, entre o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin.

Na mensagem enviada à Assembléia Legislativa, o governador informa que deve retornar ao Brasil até dia 13. Ele tem repetido que preferiria que o nome do candidato tucano à Presidência fosse anunciado por volta do dia 15 - se a definição ocorrer antes, deve interromper sua viagem.

Aécio alegou motivos pessoais e particulares para a ida ao Canadá. Ele viaja acompanhado da filha Gabriela.