Título: `Se o preço cair mesmo, vai ser ótimo¿
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Economia & Negócios, p. B4

Em Heliópolis, favela em constante construção, moradores vêem chance de reformar e trabalhar mais

Na favela de Heliópolis, em São Paulo, sempre há uma obra acontecendo em algum lugar. ¿Aqui sempre tem serviço. Hoje eu levanto uma parede, amanhã faço outra coisa¿, conta o pedreiro José Josimar dos Santos. ¿Conforme o dinheiro vai aparecendo, as casas vão crescendo.¿ Crescem para cima, para os lados, umas coladinhas nas outras. Em Heliópolis, quem não conhece o lugar não identifica quem está reformando e quem simplesmente teve de parar para esperar mais dinheiro.

¿Nunca termina, porque a gente tá sempre mudando, aumentando, mexendo¿, diz o pedreiro Francisco de Lima. Ontem, ele levantava paredes para ampliar a casa da irmã Lucinalva de Oliveira. Já construiu também a casa onde mora e a de uma filha.

As pessoas como Francisco, que compram material para construir a própria casa ¿ conhecidos como `consumidores formiga¿ ¿ são responsáveis por 75% das vendas de materiais de construção do Brasil. Ao saber que poderia haver redução de preço nos materiais de construção, ele ficou feliz. ¿Facilita, né? Tanto pra gente reformar quanto pra arranjar mais trabalho. Se mais gente comprar, mais mão-de-obra será necessária.¿

Fazia meses que Lucinalva pretendia aumentar a casa, mas só agora conseguiu comprar o material, financiado. ¿Vou aumentar a sala, fazer uma garagem e um quarto. Se o preço cair mesmo, vai ser muito bom.¿

Ela e o irmão concordam que areia e cimento estão baratos, mas ferro e produtos para o acabamento são muito caros. Em Heliópolis, um pedreiro ganha entre R$ 30 e R$ 50 por dia de trabalho. Para a irmã, Francisco diz que fez um preço mais camarada.

O pintor Geraldo da Silva conta que algumas pessoas estão fazendo treinamentos. Ele mesmo fez um curso dado pela fabricante de tintas Suvinil e trabalhou em um projeto de Rui Ohtake . ¿Aqui a mão-de-obra é gente da comunidade. Se se quiser que esse lugar fique bom, tem de se qualificar¿.