Título: Especialista acusa o Mercosul de irresponsável
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Economia & Negócios, p. B1,3

O foco de aftosa registrado ontem na província argentina de Corrientes é resultado da forma inconseqüente pela qual o Mercosul está tratando do assunto. A afirmação foi feita por Pedro Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e ex-presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec), que teve grande importância no combate à doença no interior paulista.

Segundo ele, o Mercosul não pode continuar a ser o maior exportador de carne bovina do mundo com tanta irresponsabilidade. "Essa irresponsabilidade não é só do governo, mas também do setor privado e pode custar ao Brasil e ao Mercosul uma posição que não foi fácil conquistar", disse Camargo Neto.

Para ele, isso é um alerta ao Brasil de que a questão da aftosa tem que ser tratada de forma conjunta pela América do Sul. "Mas, antes, o Brasil tem de fazer a lição de casa. Nem a questão do foco do Paraná foi resolvida ainda."

Amaryllis Romano, da Tendências Consultoria, acredita que a imagem do Brasil e do Mercosul pode ficar comprometida. "O Mercosul vai ficar conhecido como área onde a aftosa existe." A analista lembra que o governo argentino estava querendo restringir as exportações de carne bovina porque estavam criando um ambiente de inflação.