Título: Encontrados fósseis do avô do tiranossauro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Vida&, p. A23

Descoberta ajuda a construir árvore evolutiva do T.rex

Um grupo de pesquisadores afirma ter encontrado na China os fósseis do avô dos tiranossauros. A descrição do bicho sai publicada hoje na revista científica Nature (www.nature.com).

A criatura, chamada de Guanlong wucaii, viveu há mais de 160 milhões de anos, 90 milhões de anos antes do Tyrannosaurus rex. Ele era bípede e carnívoro como seu descendente, mas muito menor: tinha cerca de 3 metros de comprimento e 1 metro de altura.

Os braços eram um pouco compridos, com três dedos - enquanto o T. rex tinha bracinhos curtos com dois dedos apenas. O grupo suspeita que fosse plumado porque assim eram os dinossauros aparentados.

EVOLUÇÃO

Um dos co-autores da descrição, James Clark, da Universidade George Washington (EUA), afirma que a maior gratificação foi observar uma crista oca, fina e delicada, na cabeça da criatura. Encontrada em outras espécies de dinossauro, ela era incomum em carnívoros.

O G. wucaii pode ser a chave para que os cientistas descubram onde os tiranossauros se encaixam na escala evolutiva do grupo dos grandes lagartos tiranos, os Tyrannosauridae. "Esta é a melhor chance até agora de olharmos a condição ancestral da qual os dinossauros tiranos, T. rex e companhia, evoluíram", afirma o especialista Thomas Holtz Jr., da Universidade de Maryland, que não participou do estudo.

O nome Guanlong wucaii vem das palavras em mandarim para "coroa" (por causa da crista), "dragão" e "cinco cores", referência às camadas do solo onde o fóssil estava.