Título: Serra não quer criar prazo para definir candidatura
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Nacional, p. A7

Prefeito passa 4 dias em Washington, mas evita agenda de candidato

O prefeito de São Paulo, José Serra, um dos cotados para ser o candidato do PSDB à Presidência, confidenciou a um amigo que as pressões pela rápida definição da candidatura tucana não o preocupam. "Não quero criar prazo, não quero tirar o foco da Prefeitura", comentou, alheio à pressa manifestada em meios tucanos.

Serra encontrou ontem o presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, na primeira etapa de uma visita de quatro dias a Washington, admitindo que tinha "curiosidade em conhecê-lo". Antes de chegar, instruiu seus assessores e amigos na capital americana a manter a visita num perfil baixo para evitar perguntas óbvias sobre a disputa presidencial no Brasil. A um interlocutor, disse que a rápida recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas confirma a percepção geral de que a campanha será muito dura.

Três fatores testarão a determinação do prefeito de manter a disputa presidencial em surdina durante a visita. O primeiro foi criado por ele mesmo ao incluir o vice-prefeito, Gilberto Kassab, em sua comitiva. Como é a primeira vez que isso acontece, a presença de Kassab alimenta especulações de que Serra já está empenhado em preparar o sucessor para passar-lhe o bastão, em abril. O prefeito explicou, porém, que Kassab o acompanhou para "cuidar da área da desburocratização" - tarefa de que já se encarrega na Prefeitura - nas negociações com o Bird.

O segundo fator é que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que já se assumiu como pré-candidato do PSDB ao Planalto, também está a caminho de Washington mas, em contraste com Serra, pediu aos assessores uma agenda pública, para ganhar espaço da mídia.

Por fim, o tema de uma reportagem publicada ontem na primeira página do The New York Times parece conter importante mensagem aos tucanos. Segundo o Times, líderes do Partido Democrata dizem que demoraram para definir a estratégia de campanha às eleições legislativas de novembro e essa hesitação deixou os conservadores em boas condições para manter o controle do Congresso.

Serra, que está hospedado na casa de um amigo - o vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Sayad -, participa hoje, na sede do Banco Mundial, de uma reunião de prefeitos da organização Cidades Unidas. Ele tem também uma reunião com o novo presidente do BID, Roberto Moreno, para discutir pelo menos dois projetos. Um envolve a realocação dos US$ 120 milhões do programa de revitalização do centro de São Paulo, negociado na gestão de Marta Suplicy. O prefeito vai discutir também a aplicação de US$ 5 milhões que sobraram de um projeto sobre proteção de fundos de vales. Com eles, quer fortalecer os programas de saúde pública e educação ambiental em áreas de invasão que representam risco ambiental nas regiões dos mananciais.