Título: Aécio admite que PSDB pode recorrer a prévias
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Nacional, p. A6

Pela primeira vez, governador diz que disputa entre Alckmin e Serra pela candidatura a presidente abre possibilidade de partido ter eleição interna

Um dos principais responsáveis por unir o PSDB em torno da candidatura à Presidência, o governador de Minas, Aécio Neves, pôs mais lenha na fogueira ontem ao admitir, pela primeira vez, a hipótese de o candidato tucano ser escolhido por meio de prévias. "É uma possibilidade que não pode ser descartada", afirmou. De passagem por São Paulo, onde participou de cerimônia de início de negociação das ações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no novo mercado da Bovespa, ele destacou que as prévias são "uma alternativa, um instrumento democrático".

Ao lado do governador paulista, Geraldo Alckmin, um dos pré-candidatos do PSDB a presidente, Aécio explicou que não descarta a realização das prévias para que o PSDB escolha entre Alckmin e o prefeito de São Paulo, José Serra, mas o mecanismo não faz parte da tradição tucana. Até agora, o partido nunca recorreu às prévias para definir seu representante numa disputa à Presidência.

UNIDADE

"A prévia é um instrumento que pode ou não ser utilizado. Mas eu acho que a responsabilidade do PSDB para com o Brasil nos levará rapidamente, no mês de março, a chegar a um entendimento", avaliou. Hoje ele volta a discutir a eleição nacional com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Pregando consenso, Aécio insistiu em que o maior patrimônio do PSDB é a unidade. O governador disse acreditar que a sigla não chegará ao ponto de ter de recorrer às prévias para definir o candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva.

Aécio também negou que a definição do presidenciável será feita apenas por ele, Fernando Henrique e o presidente da sigla, o senador Tasso Jereissati (CE). Partidários de Alckmin e dirigentes do PSDB têm reclamado da maneira como é conduzido o processo de escolha - nos bastidores é dado como certo que a cúpula já definiu Serra como o candidato mais adequado para enfrentar Lula.

"É natural que a direção do PSDB coordene o processo. Vamos ter calma. Acho que um pouco de caldo de galinha não faz mal para ninguém", reagiu. "Vem aí o feriado do carnaval, em março o PSDB vai se reunir, seus dirigentes estão consultando as bases do partido e não será jamais a decisão de um triunvirato, isso não tem sentido."

O governador de Goiás, Marconi Perillo, endossou as declarações de Aécio sobre a possibilidade de fazer prévias. Ele insistiu em que, se for mantida a disputa entre Serra e Alckmin, a decisão caberá ao Diretório Nacional do partido.