Título: PMDB propõe juro menor e controle de capitais
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Nacional, p. A6

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), receberá na próxima semana a proposta de programa para o candidato do partido à Presidência, propondo controle dos capitais de curto prazo que entrarem no País, corte da taxa de juros e resgate do conceito de seguridade social. Esses são itens do documento que o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), finaliza, a pedido da Executiva Nacional, após consultas a filiados do partido nos Estados.

Em tese, a proposta, se aprovada, será defendida por quem vencer as prévias de 19 de março, disputadas entre o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

"Na verdade, vou entregar à executiva do PMDB, nas mãos do Michel Temer, a proposta de um núcleo central de programa", disse Lessa ao Estado. As consultas incluíram debates e a tabulação de questionários, sobre temas econômicos e sociais. "Devem ter participado das reuniões umas 40 mil pessoas", disse Lessa, demitido do BNDES em 2004, após confrontos com a equipe do Ministério da Fazenda.