Título: CPI vota depoimento de ex-diretor de Furnas hoje e pode reconvocar Duda
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/02/2006, Nacional, p. A4

Acusado de elaborar lista com denúncia de caixa 2 contra tucanos deverá depor já na próxima quarta-feira

A CPI dos Correios vota hoje requerimento de convocação do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, apontado como autor de uma lista com 156 nomes de políticos, principalmente do PSDB e do PFL, que teriam financiado suas campanhas eleitorais de 2002 com recursos de caixa 2.

Toledo vai depor na CPI dos Correios na semana que vem, provavelmente na quarta-feira. Na mesma sessão, a comissão pretende aprovar a reconvocação do publicitário Duda Mendonça. O novo depoimento do marqueteiro não tem data marcada e só ocorrerá depois que a CPI tiver acesso aos seus dados bancários no exterior.

PSDB e PFL decidiram pressionar a CPI para convocar Dimas, a fim de evitar as especulações de que a oposição estaria com receio das investigações sobre as suas campanhas.

Em contrapartida, tucanos e pefelistas defendem a convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para explicar os resultados do inquérito da Polícia Federal sobre a lista. A oposição também quer que a CPI investigue a fundo quem foram os verdadeiros autores da denúncia, caso seja confirmado que o documento é falso e não foi produzido por Dimas.

"Enquanto o ministro da Justiça não falar sobre o inquérito, o PSDB e o PFL não vão votar nenhuma das nomeações que são feitas pelo Executivo e precisam da aprovação do Senado", ameaçou ontem o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

"Essa lista tem sido objeto de uma série de especulações. Não temos culpa no cartório e estamos pagando o preço da suspeita. Então, que venha logo o Dimas", disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN).

Inicialmente contrário à convocação do ex-diretor de Furnas, o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), mudou de idéia. "Já que todos querem, então vamos convocá-lo. Mas é claro que não vamos fazer grande coisa", afirmou Serraglio.

O PT reivindica, ainda, a convocação do lobista Nilton Monteiro, que denunciou caixa 2 na campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). "Nilton tem um histórico tormentoso. Podemos ouvi-lo, mas antes vamos convocar Dimas", disse Serraglio.

ANIVERSÁRIO

Ontem a CPI fez uma pequena festa para comemorar o aniversário do seu presidente, o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Os parlamentares providenciaram bolo e cantaram Parabéns a Você.