Título: Jutahy, serrista, bate candidato de Alckmin e é líder do PSDB na Câmara
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2006, Nacional, p. A7

Os aliados do prefeito José Serra no PSDB conseguiram uma vitória ontem, ao inverter a maioria pró-candidatura do governador Geraldo Alckmin (SP) na bancada federal. Por 30 votos a 23 dados a João Almeida (PSDB-BA), os deputados elegeram líder o baiano Jutahy Júnior, identificado como serrista número 1 da bancada. "Temos de lutar para vencer a eleição presidencial e vamos ganhar com Serra", disse Jutahy logo depois de apurados os votos. "Todo mundo sabe que sou eleitor do Serra. Pessoalmente, acho que o candidato mais forte do PSDB a presidente é o prefeito de São Paulo", insistiu.

Na verdade, João Almeida não é partidário da candidatura Alckmin, mas acabou recebendo quase a totalidade dos votos do grupo do governador. Também pouco se alterou a divisão de forças: saiu um serrista da liderança, o deputado Alberto Goldman, para entrar outro. Nos bastidores, no entanto, as reflexões foram mais de preocupação do que de comemoração.

A bancada do PT reconduziu o deputado Henrique Fontana (RS) à liderança do partido na Câmara. É a primeira vez que o PT reconduz um líder e a justificativa é que Fontana teve um primeiro mandato de apenas cinco meses - ele substituiu o ex-deputado Paulo Rocha (PA), que, envolvido no esquema do mensalão, renunciou.

Integrante da tropa de choque do PT na CPI dos Correios, a senadora Ideli Salvatti (SC) foi eleita como nova líder do PT no Senado - ela substitui Delcídio Amaral. A senadora já havia ocupado o cargo de líder em 2004. O PDT elegeu líder de sua bancada o deputado Miro Teixeira (RJ) .