Título: Nordeste infla aprovação de Lula, mas Sul resiste
Autor: Carlos Marchi, Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2006, Nacional, p. A6

Desempenho do presidente agrada a 64,3% dos nordestinos; número cai para 42,9% no Sul do País

A pesquisa CNT/Sensus divulgada anteontem mostrou avanços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também comprovou que existem dois Brasis, cujo eixo de divisão é o próprio Lula. Se na soma brasileira 53,3% aprovam o desempenho pessoal do presidente, no Nordeste esse número é bem maior - 64,3%. Mas Lula ainda tem minoria no Sul (42,9%).

O governo é ótimo para 13,9% dos nordestinos, mas apenas 5,6% dos que moram no Sudeste lhe dão essa qualificação; 33,7% dos nordestinos acham que é bom, mas apenas 21,3% dos sulistas dão o mesmo veredicto. Por outro lado, o governo é péssimo para 9,8% dos eleitores do Nordeste, mas o índice cresce para 15,3% no Sudeste.

A nova pesquisa revelou uma substancial melhoria de Lula em todas as regiões e em todos os segmentos sociais. Mas não desfez o eixo que divide o País em relação a Lula - aprovação entusiasmada no Nordeste e no Norte e avaliação negativa no Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, no Sul do País; receptividade entre os mais pobres e os de mais baixa formação, mas hostilidade entre os que ganham e os que estudaram mais.

RUMO AOS GROTÕES

Quanto mais as pesquisas se aproximam das capitais, menor a aprovação de Lula e do seu governo; quanto mais o entrevistador caminhar para o interior, mais aprovação colherá.

Assim é que a aprovação do desempenho de Lula é de 49,7% nas capitais e sobe para 53,2% nos municípios de grande porte, 56,5% nos médios e para 55,8% nos de pequeno porte. Isso significa que os eleitores dos grotões se impressionaram menos com a crise do mensalão. No mesmo caminho, a aprovação nas áreas urbanas (52,1%) é menor que nas rurais (58,6%)

O que tem sido uma marca das pesquisas de opinião que mensuram o apoio ao governo Lula e ao próprio presidente, porém, é o abismo que separa as avaliações dos eleitores de menor escolaridade com os de nível mais elevado. Na pesquisa CNT/Sensus, a aprovação de Lula chegou a 56,8% entre os eleitores até a 4.ª série do ensino fundamental, mas cai para 49,5% entre os que têm o ensino médio e para 44,1% entre os que têm nível superior.

Da mesma medida é o diferencial entre os que ganham menos e os que ganham mais. Lula tem aprovação de 55% entre os que ganham até 1 salário mínimo, mas só arrebanha 34,5% entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos.

No âmbito eleitoral, 60,6% dos nordestinos afirmam que pretendem votar em Lula em outubro, mas 55,4% dos eleitores do Sul dizem o contrário. Também no Sudeste e no Centro-Oeste, apesar das melhorias alcançadas, a maioria dos eleitores revela que não pretende reeleger o presidente.