Título: Plenário vota cassação de Brant e Luizinho dia 8
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2006, Nacional, p. A5

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), marcou para 8 de março a votação dos pedidos de cassação dos deputados Roberto Brant (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP), acusados de terem sido beneficiados com recursos do esquema montado pelo empresário Marcos Valério de Souza.

Com isso, o plenário retomará as votações dos processos de cassação quase três meses depois do último julgamento, no qual foi inocentado o deputado Romeu Queiroz (PTB-MG), em dezembro do ano passado.

Os processos dos dois deputados chegarão ao plenário 41 dias depois de aprovados pelo Conselho de Ética. "Tenho certeza de que se os processos estivessem sendo julgados no Judiciário teriam demorado mais. Não por defeito do Judiciário, mas porque há possibilidade de mais recursos. A Câmara é ainda quem julga com mais rapidez e rigor", avaliou Aldo. Para julgar os processos no mesmo dia, a Câmara fará duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde. Ele disse não acreditar em "cordão"para absolver os deputados.

Para concluir a votação dos 11 pedidos de cassação que tem na agenda, Aldo poderá adotar a prática de colocar dois processos nas sessões de quarta-feira, quando há mais deputados na Câmara. Ainda não tem solução, no entanto, para a falta de quórum às segundas e sextas - o que está impedindo a realização de sessões e a contagem dos prazos dos processos.

O limite para a conclusão dos processos tem como base a realização, em junho, das convenções para a escolha dos candidatos nas eleições. Aldo reconheceu que, depois de maio, será difícil manter um número alto de deputados em Brasília.