Título: Governo controla o país com mão de ferro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2006, Internacional, p. A8

A Arábia Saudita é um países do Oriente Médio onde o Estado mantém mais controle sobre a sociedade. A imprensa está sob forte supervisão do governo, que não permite a instalação de TVs privadas. O país é uma monarquia absolutista e apenas no ano passado o governo promoveu eleições livres, mas só municipais. Críticas à família real e aos princípios religiosos do islamismo não são toleradas. O país segue uma vertente fundamentalista do Islã. Uma polícia de costumes vigia o cumprimento das normas religiosas nas ruas.

Na mira das forças de segurança estão tanto a oposição pró-reformas democráticas como o extremismo islâmico, no qual se destaca a rede Al-Qaeda, dirigida pelo saudita Osama bin Laden. Depois dos atentados de 2001 nos EUA - nos quais a maioria dos 19 terroristas era saudita -, o reino demorou para admitir que tinha um problema interno com o terrorismo. Isso só aconteceu em maio de 2003, quando terroristas suicidas da Al-Qaeda atacaram um complexo residencial de estrangeiros, em Riad, matando 35 pessoas. Outros atentados mortíferos se seguiram,

O reino desencadeou, então uma ampla operação contra o terror. Matou dezenas de pessoas e prendeu mais de 600. Apesar de Bin Laden ter feito um chamado em dezembro de 2004 para os militantes atacarem a indústria do petróleo, nenhum grande atentado atingiu o setor, provavelmente por causa da segurança.