Título: Ex-assessor de Dirceu vai à CPI sem habeas-corpus
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/02/2006, Nacional, p. A6

O ex-assessor especial da Casa Civil Marcelo Sereno pretende atender sem restrições à convocação da CPI dos Correios e não tomará nenhuma providência jurídica, nem mesmo ajuizar habeas-corpus para não ser preso no depoimento. A informação é do advogado de Sereno, Luiz Paulo Viveiros de Castro. Segundo ele, seu cliente irá sem problemas à comissão porque "tem tranqüilidade para responder ao que for perguntado".

Reportagem publicada ontem pelo Estado revelou que a CPI decidiu convocar Sereno - nos primeiros dois anos do governo Lula um auxiliar muito próximo do então ministro da Casa Civil, José Dirceu - para depor entre 7 e 9 de março.

"Marcelo está tranqüilo", disse Castro ao Estado. "Não tem este negócio de pedir habeas-corpus ou liminares. Vai depor, como foi na CPI dos Bingos." A CPI investiga a atuação de Sereno em fundos de pensão, nos quais teria indicado dirigentes responsáveis por aplicações supostamente irregulares e danosas. Os parlamentares querem esclarecer a relação entre Sereno e a família Almeida Rego, cujo patriarca, Haroldo Almeida Rego, o Haroldo Pororoca, foi inabilitado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros, em 2002, e cujos filhos, Murilo e Christian, são próximos de Sereno. Fabiana de Castro, ex-gerente financeira do Nucleos (fundo da Eletronuclear), e Carlos Carneiro Lemos, que foi da área de investimentos da Prece (fundação da Cedae, estatal de saneamento do Rio), são parentes dos Almeida Rego e teriam sido indicados aos cargos por Sereno. Ele nega. Castro disse que Sereno não tinha amizade, mas "relação" com Pororoca.